Comunicações Orais ETNOMAT-RJ

 

Sala 220 D – horário 14h às 15:20h

 

 

PROJETO EJA PESCADORES: UMA APROXIMAÇÃO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COM O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Cláudio Fernandes da Costa

 

A PROPORCIONALIDADE E AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS ALUNOS DA EJA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA

Marcelo Oliveira de Sá

 

CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DAS SIGNIFICAÇÕES QUE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE EJA ATRIBUEM À IDEIA DE “PARTIR DAS VIVÊNCIAS OU DAS EXPERIÊNCIAS DO ALUNO”

Sonia Maria Schneider

 

 

Sala 220 D – horário 15:30h às 16:50h

 

 

FORMAÇÃO/ATUAÇÃO DO EDUCADOR DA EJA: PERSPECTIVAS EM ETNOMATEMÁTICA

Adriano Vargas Freitas

 

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA NOVA EJA - EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS

Eliane Lopes Werneck de Andrade

 

OS SABERES MATEMÁTICOS DAS CELAS NO COTIDIANO DE JOVENS E ADULTOS EM CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Claudia Meira

 

PROCESSOS E SABERES DE JOVENS E ADULTOS NAS PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA

Maria Cecilia Fantinato  e  Thais Gomes Rosa da Silva

 

 

Sala 301 D – horário 14h às 15:20h

 

 

CONSTRUÇÃO FILOSÓFICA EM ETNOMATEMÁTICA: INSPIRAÇÕES NIETZSCHIANAS

Fabio Lennon Marchon

 

APROXIMAÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA COM O PROGRAMA DE PESQUISA DE LAKATOS

Milton Rosa e  Daniel Clark Orey

 

QUANDO OS NÚMEROS PRODUZEM FORMAS-SUJEITO: A QUANTIFICAÇAO COMO PRÁTICA DE GOVERNO.

Samuel Edmundo Lopez Bello,  Jean Claude Régnier e  Renata Sperrhake

 

A PROSOPOGRAFIA COMO ABORDAGEM PARA ANALISAR A FORMAÇÃO EM ETNOMATEMÁTICA

Caroline Mendes dos Passos

 

 

Sala 301 D – horário 15:30h às 16:40h

 

 

O PAPEL DA EDUCOMUNICAÇÃO FRENTE À ETNOMATEMÁTICA: SEMELHANÇAS, CONCORRÊNCIAS E PARALELISMOS

Júlio César Augusto do Valle

 

PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: DELINEAMENTO EXPANSIVO DE UM PERFIL TEÓRICO-FILOSÓFICO

Olenêva Sanches Sousa

 

TERESA VERGANI: A ANÁLISE DA OBRA “O ZERO E OS INFINITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ANTROPOLOGIA COGNITIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INTERCULTURAL”

Débora Eloísa NassKieckhoefel e  Roger Miarka

 

Contribuições da etnomatemática para a construção de um currículo descolonial.

Christian Camilo Fuentes Leal

 

 

Sala 312 D – horário 14h às 15:20h

 

 

A ETNOMATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CAMINHOS QUE SE CRUZAM

Gisele Americo Soares

 

LA MEDICIÓN NO SÓLO ES UNA CUESTIÓN MATEMÁTICA. ESTUDIO COMPARATIVO EN DOS GRUPOS SOCIOCULTURALES DE ESTUDIANTES UNIVERSITÁRIOS ARGENTINOS

Tatiana Edith Vergara  e  Silvia Noemí Sánchez

 

ARTICULAÇÕES ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A ESCOLARIZAÇÃO DO MUNDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Andréa Thees  e  Fabio Lennon Marchon

 

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO UNIVATES E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ACERCA DE ALGUMAS AÇÕES E DESLOCAMENTOS

Ademir de Cássio Machado Peransoni,  Ieda Maria Giongo,  Marli Teresinha Quartieri  e  Augusto König

 

 

Sala 312 D – horário 15:30h às 16:50h

 

 

AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA PARA O EMPODERAMENTO DOS AGRICULTORES FAMILIARES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO SOCIAL EM SEROPÉDICA-RJ

Márcio de Albuquerque Vianna

 

a matemática agregaNDO valores à cultura e às atividades COTIDIANAS dE UMA região rural através de eixos temáticoS

Thamy Pereira dos Santos  e  José Roberto Linhares de Mattos

 

ETNOMATEMÁTICA E IDENTIDADE CULTURAL EM CONTEXTO INDÍGENA

Kécio Gonçalves Leite  e  Erasmo Borges de Souza Filho

 

A LINGUAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES INDÍGENAS: REFLEXÕES ALICERÇADAS NA ETNOMATEMÁTICA E NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILÍNGUE

Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro  e  José de Alencar Simoni

 

 

Sala 305 D – horário 14h às 15:20h

 

 

O (RE)PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA: DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS AO SABER-FAZER ETNOMATEMÁTICO DO EDUCANDO

Júlio César Augusto do Valle

 

ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM: ESCOLA X VIDA

Paulo Jorge Ambrozine Rezende  e  José Roberto Linhares de Mattos

 

Goiabada com Queijo: Reflexões sobre a Relação Existente entre a Etnomatemática e a Modelagem

Daniel Clark Orey  e  Milton Rosa

 

CULTURAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Luiz Fernando Ferreira Machado, Rogério Ferreira  e  Ana Paula Azevedo Moura

 

 

Sala 305 D – horário das 15:30h às 16:50h

 

 

SIGNIFICADO DA MATEMÁTICA NA VISÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Elisângela de Souza

 

A DEMONSTRAÇÃO NA MATEMÁTICA ESCOLAR: SIMBOLISMO E VALORES

Karine Angélica de Deus  e  Denise Silva Vilela

 

NOTAS REFLEXIVAS A RESPEITO DE PRÁTICAS CURRICULARES MOLDADAS EM ETNOMATEMÁTICA

Allan de Carvalho Rodrigues  e  Adriano Vargas Freitas

 

CONSTRUINDO SABERES MATEMÁTICOS EM PRÁTICAS CULTURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Eliane Lopes Werneck de Andrade

 

 

Sala 316 D – horário 14h às 15:20h

 

 

PRÁTICAS MATEMÁTICAS DE REMANESCENTE DE QUILOMBOS DA AGROVILA DE ESPERA, MUNICÍPIO DE ALCÂNTARA, MARANHÃO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO

Raimundo Santos de Castro

 

MOVIMENTO DO OLHAR: UMA EXPERIÊNCIA ETNOMATEMÁTICA

Alcione Marques Fernandes  e  Leila Chalub Martins

 

INTERVENÇÕES E INFLUÊNCIAS DO SABER-FAZER MATEMÁTICO DOS AFRICANOS E SEUS DESCENDENTES NAS PRODUÇÕES ARQUITETÔNICAS DA CIDADE DE OURO PRETO

Valdirene Rosa de Souza

 

ETNOMATEMÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE: UM OLHAR SOBRE O PRECONCEITO/DISCRIMINAÇÃO COM OS ALUNOS NORDESTINOS DO CAIC DE ITUIUTABA/MG

Cristiane Coppe de Oliveira   e  Jéssica Cristina Silva Vieira

 

 

Sala 316 D – horário 15:30h às 16:50h

 

 

OS CATADORES DE CARANGUEJO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS/PA: ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ronny Gleyson Maciel de Moraes ,  José Sávio Bicho de Oliveira  e  Erasmo Borges Souza Filho

 

 “MEDIR ES DISTINTO QUE TOMAR LA MEDIDA...” Estudio sobre las matemáticas en la costura

Silvia Noemí Sanchez

 

ETNOMATEMÁTICA EM DIFERENTES CONTEXTOS: ANÁLISE DO TRABALHO DE UM CRIADOR DE ALEGORIAS DE CARNAVAL

Zulma Elizabete de Freitas Madruga  e  Maria SalettBiembengut

 

Análise de padrões gráficos tapajônicos em cuias: uma leitura etnomatemática

José Ricardo e Souza Mafra  e  Paulo Marcelo Pedroso Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

REALIZAÇÃO APOIO
LOGO MARCA GETUFF - PROF

 logoUFF1Lazul  Feuff  PPG  LOGO nova LABEM

logo-240x162pix  sbemrj  prograd  proppi