Sala 220 D – horário 14h às 15:20h
Cláudio Fernandes da Costa
Marcelo Oliveira de Sá
Sonia Maria Schneider
Sala 220 D – horário 15:30h às 16:50h
FORMAÇÃO/ATUAÇÃO DO EDUCADOR DA EJA: PERSPECTIVAS EM ETNOMATEMÁTICA
Adriano Vargas Freitas
Eliane Lopes Werneck de Andrade
Claudia Meira
PROCESSOS E SABERES DE JOVENS E ADULTOS NAS PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA
Maria Cecilia Fantinato e Thais Gomes Rosa da Silva
Sala 301 D – horário 14h às 15:20h
CONSTRUÇÃO FILOSÓFICA EM ETNOMATEMÁTICA: INSPIRAÇÕES NIETZSCHIANAS
Fabio Lennon Marchon
APROXIMAÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA COM O PROGRAMA DE PESQUISA DE LAKATOS
Milton Rosa e Daniel Clark Orey
QUANDO OS NÚMEROS PRODUZEM FORMAS-SUJEITO: A QUANTIFICAÇAO COMO PRÁTICA DE GOVERNO.
Samuel Edmundo Lopez Bello, Jean Claude Régnier e Renata Sperrhake
A PROSOPOGRAFIA COMO ABORDAGEM PARA ANALISAR A FORMAÇÃO EM ETNOMATEMÁTICA
Caroline Mendes dos Passos
Sala 301 D – horário 15:30h às 16:40h
O PAPEL DA EDUCOMUNICAÇÃO FRENTE À ETNOMATEMÁTICA: SEMELHANÇAS, CONCORRÊNCIAS E PARALELISMOS
Júlio César Augusto do Valle
PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: DELINEAMENTO EXPANSIVO DE UM PERFIL TEÓRICO-FILOSÓFICO
Olenêva Sanches Sousa
Débora Eloísa NassKieckhoefel e Roger Miarka
Contribuições da etnomatemática para a construção de um currículo descolonial.
Christian Camilo Fuentes Leal
Sala 312 D – horário 14h às 15:20h
A ETNOMATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CAMINHOS QUE SE CRUZAM
Gisele Americo Soares
Tatiana Edith Vergara e Silvia Noemí Sánchez
ARTICULAÇÕES ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A ESCOLARIZAÇÃO DO MUNDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Andréa Thees e Fabio Lennon Marchon
Ademir de Cássio Machado Peransoni, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri e Augusto König
Sala 312 D – horário 15:30h às 16:50h
Márcio de Albuquerque Vianna
Thamy Pereira dos Santos e José Roberto Linhares de Mattos
ETNOMATEMÁTICA E IDENTIDADE CULTURAL EM CONTEXTO INDÍGENA
Kécio Gonçalves Leite e Erasmo Borges de Souza Filho
Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro e José de Alencar Simoni
Sala 305 D – horário 14h às 15:20h
Júlio César Augusto do Valle
ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM: ESCOLA X VIDA
Paulo Jorge Ambrozine Rezende e José Roberto Linhares de Mattos
Goiabada com Queijo: Reflexões sobre a Relação Existente entre a Etnomatemática e a Modelagem
Daniel Clark Orey e Milton Rosa
Luiz Fernando Ferreira Machado, Rogério Ferreira e Ana Paula Azevedo Moura
Sala 305 D – horário das 15:30h às 16:50h
SIGNIFICADO DA MATEMÁTICA NA VISÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Elisângela de Souza
A DEMONSTRAÇÃO NA MATEMÁTICA ESCOLAR: SIMBOLISMO E VALORES
Karine Angélica de Deus e Denise Silva Vilela
NOTAS REFLEXIVAS A RESPEITO DE PRÁTICAS CURRICULARES MOLDADAS EM ETNOMATEMÁTICA
Allan de Carvalho Rodrigues e Adriano Vargas Freitas
CONSTRUINDO SABERES MATEMÁTICOS EM PRÁTICAS CULTURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eliane Lopes Werneck de Andrade
Sala 316 D – horário 14h às 15:20h
Raimundo Santos de Castro
MOVIMENTO DO OLHAR: UMA EXPERIÊNCIA ETNOMATEMÁTICA
Alcione Marques Fernandes e Leila Chalub Martins
Valdirene Rosa de Souza
Cristiane Coppe de Oliveira e Jéssica Cristina Silva Vieira
Sala 316 D – horário 15:30h às 16:50h
OS CATADORES DE CARANGUEJO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS/PA: ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Ronny Gleyson Maciel de Moraes , José Sávio Bicho de Oliveira e Erasmo Borges Souza Filho
“MEDIR ES DISTINTO QUE TOMAR LA MEDIDA...” Estudio sobre las matemáticas en la costura
Silvia Noemí Sanchez
ETNOMATEMÁTICA EM DIFERENTES CONTEXTOS: ANÁLISE DO TRABALHO DE UM CRIADOR DE ALEGORIAS DE CARNAVAL
Zulma Elizabete de Freitas Madruga e Maria SalettBiembengut
Análise de padrões gráficos tapajônicos em cuias: uma leitura etnomatemática
José Ricardo e Souza Mafra e Paulo Marcelo Pedroso Pereira